O Pandêmicas é um projeto idealizado e realizado por um conjunto de mulheres que vislumbrou a necessidade de criar um espaço específico para projetar as experiências das mulheres durante a pandemia do Sars Covi 2.
Nossa intenção é, além de abrigar conteúdos inéditos e projetar vozes sem espaço de enunciação, replicar e reunir materiais dispersos pela internet em um mesmo site, facilitando processos de pesquisa de conteúdos produzidos por mulheres na e sobre a pandemia. A meta é criar um grande acervo de perspectivas e experiências de mulheres durante a pandemia a partir das mais diversas narrativas e de diferentes meios e suportes (textos, vídeos, desenhos, fotografias, sonoros). Do artigo da doutora ao desenho da menina. Do poema da mulher em situação de rua ao conto da mulher idosa que cuida sozinha do marido doente. Do diário do caos da vida da mãe de três filhos em home office, do áudio da mãe solteira que precisa levar o filho para o trabalho, ao vídeo da mulher desempregada que vive sozinha. Da mulher que quer falar publicamente sobre a sua experiência e a que prefere dar sua contribuição anonimamente. Da mulher cis, trans, não binária que pode, deseja e/ou precisa compartilhar suas experiências.
Por quê?
A pandemia de Covid-19 chegou mostrando que a humanidade não reina absoluta no planeta que ela depreda. Seres minúsculos e com alta capacidade de proliferação, como o vírus SARS-CoV-2, estão entre nós tornando realidade as distopias das ficções científicas do século passado. E nesse novo (fim de) mundo, antigas desigualdades por nós criadas ficam ainda mais explícitas e intensas. Se a COVID-19 chegou de avião ao Brasil e é capaz de atingir a todas e todos, ela o faz de maneiras diferentes dadas as desigualdades sociais: raciais, econômicas, geracionais (seja em relação às crianças ou às pessoas mais experientes, de gênero, dentre outras.
Diferentes estudos apontam que a pandemia atinge as mulheres de modos particulares. O lugar do cuidado dos doentes e dos idosos é frequentemente atribuído/assumido por mulheres. Além disso, embora a divisão do trabalho doméstico tenha se tornado menos desigual nos últimos anos, sabe-se que na maioria das vezes as mulheres são as responsáveis pela organização da vida doméstica e que, proporcionalmente, elas têm mais responsabilidades no cuidado dos filhos. Elas são maioria em postos de trabalhos precários e as mais atingidas pelo desemprego justificado pela pandemia. E são a minoria em termos de publicações de narrativas relacionadas à Covid-19 e suas experiências relacionadas à mesma – sejam essas narrativas acadêmicas, artísticas ou pessoais; analíticas ou biográficas; individuais ou coletivas; textuais, visuais ou sonoras; sucintas ou extensas.
A trajetória do projeto
Pandêmicas – mulheres em tempos de COVID-19 nasceu a partir das conversas que tivemos e dos feedbacks que recebemos do projeto Escute uma mulher: era preciso ampliá-lo e criar uma forma de publicar mais contribuições. Mas era preciso também criar um espaço único de trocas e sistematização de produções de mulheres que estavam distribuídas no ciberespaço e que atravessam nossas bolhas particulares de conhecimentos e relações, viabilizando assim o encontro de novas perspectivas e referências para cada uma de nós. Novas integrantes entraram à bordo para a criação deste site, que pretende publicar e criar um acervo de narrativas de mulheres sobre a pandemia.
O projeto é realizado no âmbito da Escola da Política, entidade da sociedade civil cujo foto de atuação é formação política de mulheres tendo em vista o incremento de nossa participação no debate público assim como a representatividade feminina em instâncias de poder e liderança.